Mulher vítima de violência doméstica pode realizar cirurgia plástica pelo SUS

Cirurgia para o recomeço
Arquivo

A cirurgiã plástica, Ana Rita de Luna Freire, coordena equipe de cirurgia plástica com área de atuação de crâniomaxilofacial, em Salvador e atende mulheres vítimas de violência doméstica. As cirurgias podem ser realizadas gratuitamente, em Salvador, pelo SUS, no Hospital Ernesto Simões e no Hospital Dois de Julho. As consultas podem ser agendadas às quartas-feiras, no período da tarde, através do telefone (71) 3117-1600.

De acordo com a médica, a cirurgia plástica reconstrutora é uma ferramenta que ajuda não só na estética das pacientes, mas também na auto-estima dessas mulheres. Ela ainda pontua que o local do corpo onde há maior ocorrência de agressão é na face. “As consequências vão da equimose (cor roxa em determinada parte do corpo) a graves lesões faciais. Os ferimentos causados pelo parceiro trazem sequelas ainda mais profundas que aquelas sentidas fisicamente. A cicatriz da agressão sempre irá fazer a vítima lembrar-se da violência, levando a ter dificuldades em casa, no trabalho e com futuros relacionamentos”, afirma. A doutora Ana Rita desenvolve essa atividade desde 2003, no Hospital Ernesto Simões, e desde 2012, no Hospital Dois de Julho.

A cirurgiã plástica detalha que a forma de acesso dos pacientes do SUS ao tratamento é através do ambulatório no Hospital Ernesto Simões Filho, às quartas feiras, a partir das 13h30. Lá eles serão examinados e direcionados conforme a necessidade de cada caso. Os pacientes da rede privada também podem ser atendidos por ela na clínica COF, em Lauro de Freitas, cujo telefone é o (71) 3206-4444. Ou também no Hospital São Rafael, através do contato (71) 3281-6000.